segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Lula - greve antes e depois. Assassinato na greve de 1962

O Lula grevista e o Lula presidente:




Luís Inácio se tornou conhecido por incentivar greves nas portas das fábricas e convencer os metalúrgicos a parar de trabalhar em troca de suas exigências. 


Porém, hoje Luís Inácio é o presidente da República.  
A greve é vista por ele de forma diferente.

Início de 2006, ano eleitoral. Lula, preocupado com a possibilidade de greves, perguntou a Marcio Thomaz Bastos:

"- Meu caro, onde você acha que pode ter greve neste ano? – perguntou o presidente ao subordinado.


Lula começou a perder a paciência, assim que ouviu o Incra e o Ibama como resposta. A paralisação na autarquia da reforma agrária poderia acirrar a relação do Planalto com os movimentos dos sem-terra.


- Puta que o pariu, assim não dá, porra! Esbravejou Lula.


O auxiliar tratou logo de explicar ao presidente que outras categorias, como a Polícia Federal, que em 2004 passou dois meses em greve, receberam reajustes acima da média dos servidores que cuidam da reforma agrária e das florestas do país.


- O Mário Thomaz Gastos com esse negócio de ficar me pressionando toda hora por mais aumento pra Polícia Federal está demais. Eu acho que ele quer ganhar uma estátua de ouro dos policiais federais – desabafou o presidente.


Sem dar chance ao auxiliar de respirar, Lula completou:


- Mas assim não dá. Daqui a pouco todas as categorias vão achar que têm o direito de ganhar um reajuste como o da Polícia Federal. Não é assim que as coisas têm de funcionar no governo. Eu tenho que dar aumento também pro Incra, pro Ibama e pros militares."
(pág.  90/91 - Viagens com o Presidente)




Episódio em duas versões
Morte e linchamento durante uma greve

No filme
O filme narra um episódio na vida do grevista Lula, quando o dono de uma fábrica assassinou um deles.  Os outros se revoltaram e bateram nele. Lula viu tudo aquilo assustado.

A realidade narrada por Lula:
Greve em l962. Assustado, o dono de uma fábrica de confecções atirou e matou um grevista. Os outros o jogaram do alto de um sobrado e o lincharam.  Palavras de Lula: “ O pessoal chutou ele, (...), acho que morreu (...) eu achava que o pessoal estava fazendo justiça.”



2 comentários:

Anônimo disse...

meu irmão ajudava olula nas greves, ele parece muito com o lula, até quase morreu de tanto apanhar da policia quando os policiais foram perceber que não era o lula ja o havia apanhado muito, inclusive o apelido dele é lulinha, é a xerox do lula, hoje meu irmão lulinha está na pior sempre foi pobre e o lula rico rico rico, e nunca deu nem uma camisa para meu irmão.

Anônimo disse...

meu irmão ajudava olula nas greves, ele parece muito com o lula, até quase morreu de tanto apanhar da policia quando os policiais foram perceber que não era o lula ja o havia apanhado muito, inclusive o apelido dele é lulinha, é a xerox do lula, hoje meu irmão lulinha está na pior sempre foi pobre e o lula rico rico rico, e nunca deu nem uma camisa para meu irmão.